Sabe o que é o luto? Nós explicamos…
O luto pode ser definido como um conjunto de reações emocionais, físicas, comportamentais, sociais e espirituais que surgem quando nos deparamos com uma perda, seja de uma pessoa, de uma coisa, de um valor ou de uma oportunidade (Parkes, 1998). Assim, o luto é um processo necessário para que a pessoa consiga ultrapassar a perda e adaptar-se à nova realidade (Worden, 2013).
Mas o luto não se faz apenas quando morre alguém querido…
O processo de luto também tem de ser feito quando (Ordem dos Psicólogos Portugueses, n.d.):
– Perdemos um animal de estimação muito querido por nós;
– Uma relação acaba (e.g., divórcio);
– Não conseguimos cumprir um sonho/objetivo de vida (e.g., ser mãe);
– Perdemos um emprego de que gostávamos muito;
– Temos uma doença grave e/ou incapacitante;
– Entre outros.
Em suma, é necessário fazer-se um processo de luto perante a perda de qualquer pessoa ou coisa com a qual a pessoa tenha construído um vínculo afetivo forte (Payás et al., 1998).
Fontes:
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (n.d.). Fact sheet: Luto. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/factsheet_luto.pdf
Parkes, C. (1998). Bereavement. In D. Doyle, G. W. Hanks, & N. Macdonald (Eds.), Oxford textbook of palliative medicine (2nd ed., pp. 995-1010). Oxford University Press.
Payás, A., Griffin, R., Phillips, J., & Camio, L. (1998). Ponencia II Congresso Nacional de la Sociedade de Cuidados Paliativos (SECPAL) (pp. 281-286). Santander.
Worden, J. (2013). El tratamiento del duelo: Asesoramiento psicológico y terapia (4ª ed.). Paidós.
Ana Sofia Santos
#luto #saúdemental