
Qual o tratamento para o trauma?
A Psicoterapia pode ajudá-la/o ao ter alguém com quem pode desabafar sobre o que lhe aconteceu, sem julgamento, e que a/o pode orientar a integrar o trauma e a encontrar formas saudáveis para lidar e ultrapassar a experiência traumática.
Existem várias psicoterapias que têm demonstrado eficácia em situações de trauma, nomeadamente:
- Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing, em português Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular) (Baptista & Neto, 2022): a estimulação dos dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito) permite a integração do trauma, através do processamento da experiência e das suas memórias.
- Hipnose Clínica (Foa et al., 2009): promove o relaxamento necessário para o confronto com as memórias traumáticas e ajuda a explorar, a integrar e a resolver essas memórias.
- Terapia de exposição (Barnhill, 2020; Foa et al., 2009): a exposição imaginada às situações que a pessoa evita relacionadas com a situação ou à própria situação, normalmente, ajudam a integrar o trauma, havendo uma diminuição gradual do desconforto e da angústia.
Tratamento farmacológico com recurso por exemplo a antidepressivos e ansiolíticos pode ajudar a atenuar sintomatologia (Barnhill, 2020).
Fontes:
Baptista, T. M., & Neto, D. D. (2022). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: Perturbações e grupos específicos (vol. 2). Edições Sílabo.
Barnhill, J. W. (2020, abril). Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtorno-de-estresse-p%C3%B3s-traum%C3%A1tico-tept
Foa, E., Keane, T., Freidman, M., & Cohen, J. (2009). Effective treatments for PTSD (2nd ed.). The Guilford Press.
Ana Sofia Santos
#trauma #psicoterapia