Qual o tratamento para Luto Complicado?
A Psicoterapia pode ajudar, sendo o apoio no luto é dividido em três níveis, consoante o tempo passado desde a perda e a sintomatologia apresentada pela pessoa (Brito, 2021):
- Nos primeiros meses após a perda, o apoio prestado deve ser maioritariamente de familiares e amigos, devendo os profissionais de saúde apenas disponibilizar informação relativamente ao processo de luto e sobre os apoios que estão disponíveis. Isto porque, como mencionado anteriormente, o luto é um processo que é natural e que deve ser vivido para integrar a perda.
- Num segundo nível o apoio deve ser dirigido a pessoas em risco de desenvolver um luto complicado; neste caso, as pessoas podem beneficiar de apoio psicológico, nomeadamente grupos de apoio ou de autoajuda;
- Por fim, o terceiro nível é destinado a pessoas com necessidades complexas, já com uma perturbação de complicado persistente instalada e que, por isso, precisam de apoio psicológico e psiquiátrico diferenciado.
Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor como funciona o processo de luto, a lidar com a dor da perda, a integrar a sua perda e a recuperar a sua vida (Ordem dos Psicólogos Portugueses, n.d.).
Tratamento farmacológico com recurso a antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor também são úteis (Neto & Baptista, 2019), uma vez que ajudam no reequilíbrio do seu corpo e mente. Estes medicamentos devem ser sempre prescritos pelo seu médico.
Porque integrar a perda não é esquecer a pessoa perdida ou esquecer o que se viveu…
Fontes:
Brito, M. (2021). Estado da arte da intervenção psicológica no luto no século XXI. In S. Gabriel, M. Paulino, & T. M. Baptista, Luto: Manual de Intervenção Psicológica (pp. 3-19). Pactor.
Neto, D. D., & Baptista, T. M. (2019). Psicoterapias cognitivo-comportamentais – Volume 1 – Intervenções clínicas. Edições Sílabo.
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (n.d.). Fact sheet: Luto. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/factsheet_luto.pdf
Ana Sofia Santos
#luto #saúdemental