
Mutismo seletivo
O Mutismo Seletivo é uma perturbação de ansiedade que se caracteriza pela incapacidade de a criança falar em situações sociais especificas, falando noutras situações.
Normalmente, as crianças e adolescentes com esta perturbação não iniciam conversas ou não respondem quando os outros lhes falam, podendo tal acontecer nas interações sociais com outras crianças/adolescentes ou com adultos. Com os membros da família próxima em casa podem falar, mas frequentemente com amigos próximos ou familiares de segundo grau (e.g., avós, primos, etc.) apresentam esta dificuldade. Tal dificuldade, pode interferir com o rendimento escolar, quando as crianças recusam falar na escola, impedindo a avaliação das suas capacidades pelos professores.
Muitas vezes, as crianças com Mutismo Seletivo apresentam: timidez excessiva, isolamento e retraimento social, medo da vergonha em situações sociais, tendência para ficar muito “coladas” às principais figuras de vinculação, traços compulsivos, birras ou comportamentos de oposição ligeiros e negativismo.
Geralmente, esta perturbação verifica-se antes dos 5 anos, mas pode ser só detetada com a entrada na escola pelo aumento das interações sociais e das situações de desempenho.
Intervenção
Crianças e Adolescentes com Mutismo Seletivo beneficiam de intervenção psicológica e/ou psiquiátrica que inclui:
- Reforço da coragem e autoestima da criança;
- Gestão da sintomatologia: tolerância à ansiedade e desconforto;
- Treino em técnicas de relaxamento;
- Intervenção junto das figuras de vinculação para gradualmente se afastarem da criança em momentos de interação com outras pessoas para que esta se habitue à interação social com elas;
- Envolvimento da escola na intervenção para criação gradual de situações sociais que permitam à criança ir se sentindo mais confortável para ultrapassar a dificuldade.
Em alguns casos, a criança ou adolescente também pode beneficiar de medicação que diminua a ansiedade.
Fontes:
American Psychiatric Association. (2013). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Climepsi.
Carr, A. (2014). Manual de psicologia clínica da criança e do adolescente: Uma abordagem contextual (1ª ed.). Psiquilibrios Edições.
#mutismoseletivo #crianças #adolescentes #saudemental
Ana Sofia Santos