Estratégia nº 1 da Série de Ansiedade: 3 estratégias para gerir melhor a ansiedade – Respiração Diafragmática

A respiração diafragmática consiste na realização de respirações pelo abdómen (diafragma). Na maior parte do tempo, acabamos por fazer uma respiração torácica (pelo tórax), que é muito mais superficial. Na respiração do tórax, apenas a parte superior dos pulmões se enche de ar a cada inspiração. Na respiração diafragmática, o nosso diafragma é incluído na respiração e, por isso, recrutamos mais ar para levar oxigénio às células do nosso corpo.

A respiração diafragmática ajuda porque quando nos sentimos ansiosos, a nossa respiração é mais rápida e mais superficial. A respiração diafragmática, pelo contrário, é uma respiração mais lenta e profunda. Assim, faz-nos estar mais focados no presente e indica ao corpo que é seguro relaxar.

Esta respiração traz inúmeros benefícios, sendo por isso indicada para várias problemáticas. Alguns dos benefícios são: redução da ansiedade; redução do stress; melhoria do humor; redução da tensão muscular; redução da tensão arterial; pulmões mais saudáveis; melhoria do sistema imunitário; e, melhoria da qualidade de sono.

Ana Sofia Santos

#ansiedade #estrategiasansiedade #respiracaodiafragmatica