Hoje, dia 24 de março, celebra-se o Dia Nacional do Estudante.
Por isso, decidimos trazer algumas dicas práticas sobre como estudar.
Antes de passarmos ao fundamental, ressaltamos que cada método pode resultar melhor para uma pessoa do que para outra e, portanto, o importante é que encontre a sua forma para aprender ou estudar melhor.
As nossas dicas são:
- Prepare algumas questões sobre a matéria para que possa responder sem ver: pode ainda gravar em áudio o que responde para depois comparar com os seus apontamentos.
- Explique a matéria em palavras suas pode ser para o ar, gravando, ou para outra pessoa: vai ajudá-lo/a a refletir e a ouvir o seu próprio raciocínio para perceber o que já compreendeu e o que falta perceber.
- Faça pequenas pausas a cada 25 minutos de estudo: aproveite a pausa para caminhar um pouco, beber água, comer e/ou relaxar.
- Faça esquemas com os pontos principais da matéria: depois releia-os, tentando aprofundar os tópicos com base na matéria.
- Elimine do seu espaço todos os fatores distratores: por exemplo, o telemóvel, a televisão, entre outros.
- Crie um sistema de lembretes para se lembrar de tudo o que precisa fazer relativamente ao estudo: vá riscando à medida que vai completando cada tarefa. Vai ver que isso o vai deixar a sentir-se melhor!
- Esteja atento/a à matéria que está a ser mais difícil estudar: pense em formas criativas de a aprender, com mnemónicas, esquemas, etc.
- Faça uma lista de todas as dúvidas que tem: para voltar a elas noutro dia ou para questionar um colega ou o/a professor(a).
- Faça exercício físico regularmente, especialmente no dia do exame, antes do mesmo se for possível.
- Minutos antes do exame, faça algumas respirações ou tire dois minutos para meditar, focando-se no momento presente.
- Mantenha-se hidratado e coma alguma coisa regularmente (a desidratação ou a fome podem causar dificuldades de concentração).
O sucesso é o soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
– Robert Collier
Ana Sofia Santos
#estudante #saudemental