Como tratar a ansiedade?

Como abordagens principais para casos de Perturbações de Ansiedade temos a Farmacoterapia e a Psicoterapia.

A Farmacoterapia consiste num tratamento recorrendo-se à medicação. Alguns medicamentos podem ajudar em casos de Perturbações de Ansiedade ou em picos de ansiedade, tais como ansiolíticos e antidepressivos (Serviço Nacional de Saúde [SNS], 2022).

A Psicoterapia demonstra alargada eficácia nestas perturbações, sendo a abordagem terapêutica de eleição, pois ajuda o individuo a compreender como os seus pensamentos e comportamentos influenciam diretamente a forma como se sente, o que (novamente) irá influenciar como pensa e se comporta posteriormente, formando um círculo vicioso (Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2020; SNS, 2022). Além disso, a psicoterapia ajudá-lo-á a encontrar ferramentas para lidar de forma mais saudável com a ansiedade do dia-a-dia.

 

Fontes:

Clark, D. A., & Beck, A. T. (2009). Cognitive therapy of anxiety disorders: Science and practice. The Guilford Press.

Leahy, R. L., Holland, S. I., & McGinn, L. K. (2011). Treatment plans and interventions for depression and anxiety disorders (2nd ed.). The Guilford Press.

Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2020, 9 de novembro). Fact Sheet sobre Ansiedade. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/3137

Serviço Nacional de Saúde. (2022, 11 de fevereiro). Ansiedade. https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-mental/ansiedade/

 

Ana Sofia Santos

#ansiedade #psicoterapia