Como está a sua relação com o seu corpo? Imagem corporal e autoestima

A imagem corporal corresponde à perceção que uma pessoa tem quanto ao seu corpo e sobre como se relaciona com ele, ou seja, se gosta dele ou não. Assim, a imagem corporal é também uma componente da autoestima.

Numa sociedade que cada vez mais impõe padrões de “beleza”, torna-se relevante analisarmos a relação da imagem corporal com a autoestima. Muitas pessoas dizem “Quando eu emagrecer X quilos vou gostar mais de mim”, “Quando eu … vou ser mais feliz comigo própria/o”. É verdade que isso pode acontecer: mudanças na imagem corporal podem contribuir para mais autoestima. No entanto, a autoestima não depende só disso. Podemos mudar o exterior, mas se não mudarmos o interior, ou seja, se não mudarmos a forma como nos tratamos, o que pensamos sobre nós, etc., a nossa autoestima continuará a sofrer…

Além disso, porquê adiar o amor próprio? Porquê adiar a felicidade? Não pode gostar de si e ser feliz agora?

A mensagem principal deste post é que não há corpos perfeitos. Há corpos que devem ser aceites e amados, sem julgamentos e críticas, por serem tal e qual como são. Devemos apreciar tudo aquilo que o nosso corpo faz por nós: respirar, alimentar, caminhar, ….

Só depois de o aceitarmos como é, é que o podemos mudar, se assim quisermos. A única forma de conseguirmos mudar algo, é primeiro reconhecendo e aceitando que existe. No fundo, ter uma boa imagem é a pessoa gostar da sua aparência, de forma realista, saudável e positiva, não interessando se tem ou não uma imagem igual à dos padrões.

Reflita sobre a sua imagem corporal:

– Há algo que quer mudar?

– O que considera estar menos bem para querer mudar?

– Porque é que quer mudar?

– Quando começou a pensar em mudar?

– Quer mudar por si ou por outro motivo (por outra pessoa, pela sociedade, …)?

– Quais as vantagens e desvantagens dessa mudança?

Fonte:

Martins, J. G. (2023). Torna-te o amor da tua vida. Planeta.

Ana Sofia Santos

#imagemcorporal #autoestima #amorproprio #confiança